VIArtes: o concurso de arte pública mais emblemático do Porto!

A fachada do Via Catarina transforma-se numa tela em branco em busca das propostas mais criativas. Descubra tudo sobre a 7ª edição do concurso VIArtes.

 

Em 2021, a fachada do Via Catarina encheu-se de centenas balões que conferiam dinamismo, movimento, cor e luz. Há três anos, foi a vez da impressionante instalação com esculturas que representavam homens, mulheres e crianças a caminhar, como se espelhassem o movimento humano que se passa na Rua de Santa Catarina. E como esquecer o grande vencedor da primeira edição, uma ideia inovadora que convidou todos aqueles que quiseram participar a criar uma tecelagem manual de enorme impacto visual. Estas são apenas algumas das últimas “roupagens” do nosso Centro, e alguns dos vencedores de um dos concursos artísticos de maior impacto da cidade do Porto: o VIArtes. A nova edição está aí e promete.

 

O que é o VIArtes?

O VIArtes é o concurso que faz da fachada do Via Catarina, uma das mais emblemáticas da Rua de Santa Catarina e da Cidade invicta, uma enorme tela de arte pública. Este concurso convida todos os artistas – sejam plásticos ou digitais, designers, escultores e arquitetos de todas as nacionalidades – a criar uma obra de arte pública. Os candidatos podem inscrever-se através do nosso site e, se forem selecionados, terão a oportunidade de implementar a sua obra neste local de destaque.

A obra mais emblemática ficará assim bem visível para os milhares de portuenses e visitantes que todos os dias passam na principal artéria comercial da cidade. Todos os recursos necessários, da conceptualização à implementação, serão suportados pelo ViaCatarina.

A fachada do ViaCatarina transforma-se desta forma numa tela em branco à espera das melhores propostas de intervenções artísticas. Sendo totalmente reversível, esta iniciativa também respeita o Património que é a fachada do edifício. Assim todos ganham: os artistas vencedores, quem passa na rua, quem nos visita para uma sessão de compras divertida ou para recuperar energias com uma refeição deliciosa e, claro, a cidade em si. O VIArtes incorpora o projeto ‘Cultura no Centro’, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural.

 

Porquê um concurso de arte pública?

O motivo não podia ser mais simples. Com este concurso,o ViaCatarina reforça a sua proximidade com a comunidade artística e contribui para dinamizar a cidade. O objetivo é fazer chegar a arte a mais públicos e ter uma participação ativa junto das comunidades.

É que a arte pública tem um superpoder muitas vezes ignorado: pode potenciar edifícios históricos para dinamizar o centro urbano e fazer chegar a arte contemporânea a pessoas que, de outra forma, podiam não a conseguir experimentar.

Exemplo disto, são as obras vencedoras das edições anteriores do VIArtes, que transformaram a fachada do ViaCatarina num acontecimento cultural e conseguiram captar a atenção de todos. Um rasgo de modernidade numa das mais antigas ruas da cidade. Bastou passar pela rua enquanto a exposição esteve visível para notar o interesse – os comentários não paravam, as objetivas apontavam à fachada e foram muitos os olhares de curiosidade.

Todo este interesse gera uma reflexão sobre a importância da conservação do património e do papel da arte na qualidade de vida. É um convite para que os habitantes das cidades deem uso às praças, jardins e lugares de paragem.

 

O que esperar da edição do VIArtes deste ano?

Numa palavra: criatividade. As candidaturas abriram no dia 23 de fevereiro a todos os artistas. Os vencedores serão anunciados a 27 de julho de 2023 e a implementação da obra será em 2024. Fique atento para saber os candidatos e todas as novidades que estão prestes a chegar ao nosso Centro.

 

VIArtes: o concurso de arte pública mais emblemático do Porto!

Inscrições aqui