7ª Edição

VIArtes 2023

Já estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Concurso de Arte Pública VIArtes, que desafia artistas a criarem uma obra de Arte na emblemática fachada do ViaCatarina Shopping.

O VIArtes 2023 é dirigido a todos os artistas, nomeadamente os plásticos e/ou digitais, designers, escultores e arquitetos, entre outros, portugueses ou estrangeiros.

O Concurso VIArtes insere-se no âmbito da Política de Arte Pública da Via Catarina – Centro Comercial, S.A., com o objetivo de promover sinergias entre o ViaCatarina Shopping e a comunidade de artistas que pretendam dar a conhecer a sua criatividade e competências, em particular na área de Arte Pública.

Consulte aqui o regulamento e aqui a adenda ao mesmo para o concurso VIArtes 2023.

Caso a sua proposta seja um projeto de construção, terá ainda de fazer upload, aquando da inscrição, do Termo de Responsabilidade (disponível aqui) da obra a implementar por parte de um engenheiro certificado.

 

Informação adicional:

Desenhos técnicos do edifício disponíveis aqui.

Imagem da fachada do edifício disponível aqui.

 

As candidaturas decorrem até dia 30 de junho de 2023.

 


 

Antes de submeter a sua candidatura, confirme se tem todos os documentos da check list abaixo:

 

  • Elementos gráficos/desenhos que permitam visualizar a fachada em 2D e 3D. Devem conter imagens representativas do projeto e as especificações técnicas;
  • Memória Descritiva em PDF;
  • Carta de candidatura com texto descritivo da obra e intenção do artista, em PDF;
  • Desenho do Alçado Frontal e Lateral do ViaCatarina Shopping com o projeto apresentado (em PDF e DWG);
  • Orçamento completo e discriminado para implementação da obra na fachada do ViaCatarina Shopping, para além do nome e contacto das empresas potenciais fornecedoras;
  • Seguro de obra (referente ao período de instalação da obra na fachada) e fee do artista, em formato PDF;

 

Acresce em caso de Candidatura de Grupo/Pessoa Coletiva:

  • Uma declaração emitida e assinada pelos coautores da candidatura que comprove a legitimidade do representante da respetiva candidatura;
  • Parte III do regulamento assinado por todos os elementos da candidatura;

 

Acresce em caso de projeto de construção (Notaconsidera-se projeto de construção quando este implica a fixação de diversos elementos na fachada):

  • Termo de Responsabilidade da obra a implementar por um Engenheiro Certificado;
  • Consentimento para tratamento dos dados por parte do engenheiro – Termo de responsabilidade (presente na página de inscrição ao Concurso).