O PortoCartoon traz o humor brasileiro ao nosso Centro

A criança que já exerce a sua cidadania, a crianças e as suas perguntas difíceis, os sonhos infantis, as crianças vítimas da guerra, a exploração do trabalho infantil, a criança como alegria do mundo, a criança e os seus brinquedos e brincadeiras. Estes são apenas alguns dos ângulos explorados pelos artistas que integraram, em 2017, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e cujo trabalho pode agora ser visto no piso 3 do nosso Centro.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba deu os primeiros passos em 1974, celebrando em 2018 a sua 45ª edição. Hoje em dia é considerado um dos maiores eventos de humor gráfico do mundo, reunindo o trabalho de artistas oriundos dos mais variados países. A edição do ano passado teve como tema central a “Criança” e esses trabalhos integram agora a vigésima edição do PortoCartoon-World Festival, nesta exposição no ViaCatarina.

Organizado pelo Museu Nacional de Imprensa, desde 1998 que o PortoCartoon se distingue por abordar grandes temas da atualidade e colocá-los em reflexão através do humor e da caricatura. Integrada nas festas da cidade do Porto, a iniciativa conta com o apoio da autarquia e recebe todos os anos milhares de participantes na Estação Ferroviária de S. Bento. Este ano o grande tema é “Limpar o Planeta”, e Amália Rodrigues e Woody Allen são as figuras emblemáticas escolhidas para os Prémios Especiais de Caricatura. A outra novidade desta edição é o PortoCartoon Juvenil, um concurso realizado em parceria do Ministério da Educação/Direção Geral da Educação, dedicado a jovens artistas entre os 15 e os 25 anos.

Entre outras coisas, mantém-se o Roteiro de Humor do Porto, que conta já com dez esculturas espalhadas pela cidade, a última dedicada ao turismo instalada em pleno Jardim do Passeio dos Clérigos. Este ano a rota conta uma nova peça, da autoria do arquiteto Siza Vieira, também autor do troféu da competição. 

No nosso Centro vai poder conhecer a exposição que resulta da parceria com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Não perca esta oportunidade, mas visite também as restantes mostras do PortoCartoon!

Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço