VIArtes: descubra o vencedor da 7º edição

Já foi escolhido o vencedor da 7º edição do concurso de Arte Pública VIArtes. Descubra-o no nosso artigo!

O projeto: VELAS foi o grande vencedor da 7º edição do concurso VIArtes!

Os barcos rabelos são uma parte intrínseca da história do Porto, tendo sido amplamente utilizados para transportar vinho do vale do Douro até às caves da cidade. Com o passar do tempo, esses barcos tornaram-se um símbolo icónico da região e uma lembrança viva da sua rica herança cultural. Este projeto procura homenagear essa tradição e transformar a sua essência numa instalação artística moderna e inovadora.

Inspirada nas velas dos barcos rabelos, a instalação no ViaCatarina celebra o património histórico e a ligação do Porto com o rio Douro. Utilizando tecido de cetim brilhante, confere à fachada uma aparência etérea e, ao mesmo tempo, interativa, pois o tecido está sempre em movimento, dançando ao sabor do vento. Essa dinâmica evoca a sensação de um rio fluido e em constante mudança, criando uma simbiose com a história marítima da cidade.

A escolha cuidadosa do material também desempenha um papel significativo na durabilidade e eficiência da instalação. O tecido de cetim leve e ligeiramente transparente oferece uma qualidade reflexiva única, capturando a luz do dia e das luzes noturnas, produzindo uma variedade de cores e tonalidades que evocam diferentes emoções ao longo do dia.

Além disso, a instalação é planeada para proporcionar uma experiência envolvente aos visitantes e transeuntes. À medida que as pessoas caminham pela rua de Santa Catarina, a fachada do Centro ganha vida, interagindo com o ambiente e criando uma sensação de envolvimento com a própria história da cidade.

Com a instalação VELAS, o ViaCatarina não se torna apenas um edifício comercial, mas sim um local de encontro com a história e a cultura do Porto.