ViaCatarina: o tesouro escondido da cidade do Porto

Não se pode falar do Porto sem se falar do ViaCatarina. O Centro é uma referência da cidade e não é apenas um local de comércio: a sua história é bem mais rica do que à primeira vista se possa pensar!

Quem anda pelas ruas da Invicta já reparou certamente nas mudanças que têm vindo a acontecer nos últimos anos. A cidade está a fervilhar de turistas. Para onde quer que se olhe há visitas guiadas a acontecer, as paisagens e os edifícios históricos são muito admirados e fotografados… Por todo o lado, há pessoas impressionadas com a beleza do Porto.

Avenida dos Aliados, Livraria Lello, Torre dos Clérigos, Sé ou Estação de São Bento são apenas alguns dos muitos locais que são o cartão de visita da cidade. Mas o Porto tem muitos mais tesouros escondidos e que, com toda a certeza, valem a pena visitar.

O ViaCatarina é um deles. Localizado numa das ruas mais movimentadas da cidade, a Rua de Santa Catarina, o Centro está no epicentro do comércio local e tem-se tornado um ponto de paragem obrigatório para quem visita a cidade.

A história do ViaCatarina começa muito antes da sua criação, enquanto local de comércio e de lazer. Antes de ser o que é hoje, o Centro foi a casa do jornal O Primeiro de Janeiro, um dos mais importantes jornais diários da história portuense e do país, fundado em 1868, e que contava com a colaboração de grandes nomes da literatura portuguesa, como Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Antero de Quental, Guerra Junqueiro ou Júlio Dinis.

Hoje, é o shopping da cidade por excelência e apercebemo-nos rapidamente porquê: ali respira-se Portugal e, acima de tudo, a cidade do Porto! Chegados à porta do edifício, o nosso olhar é imediatamente atraído para a fachada que, nos últimos anos, tem vindo a receber instalações artísticas, no contexto do VIArtes. Ficamos imediatamente com curiosidade de entrar e descobrir que outras surpresas nos reservam. Ao chegarmos à Praça de Restauração, única em todo o país pelas suas características, é impossível não ficarmos deslumbrados com as suas casinhas inspiradas na arquitetura da Baixa portuense que nos convidam a almoçar, ao mesmo tempo que vamos descobrindo os pequenos detalhes de cada um dos edifícios.

Com mais de 80 lojas, o ViaCatarina oferece uma grande variedade de produtos tipicamente portugueses, ideais para recordar o tempo passado na Invicta. No Centro, também é possível comprar os cartões Porto Card e bilhetes para as tours no Yellow Bus, onde são distribuídos vouchers de 10€ de desconto em compras superiores a 50€ neste shopping.

Como vê, não há desculpas para não visitar o nosso Centro. Mas, se ainda assim tem dúvidas, espreite a nossa galeria e diga-nos: vale ou não a pena dar lá um saltinho?

Tudo o que precisa num único espaço