PortoCartoon: humor e caricatura numa só exposição

Humor e caricatura fundem-se numa só exposição que chega ao nosso Centro a 21 de maio.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba deu os primeiros passos em 1974. Hoje em dia é considerado um dos maiores eventos de humor gráfico do mundo, reunindo o trabalho de artistas oriundos dos mais variados países. A edição do ano passado teve como tema central “Assédio: Sexual, Moral e Virtual” e são esses trabalhos que integram agora a vigésima primeira edição do PortoCartoon-World Festival, nesta exposição no ViaCatarina.

Organizado pelo Museu Nacional de Imprensa, desde 1998 que o PortoCartoon se distingue por abordar grandes temas da atualidade e trazê-los para reflexão, através do humor e da caricatura. Em 2018, a iniciativa recebeu 2.638 trabalhos enviados por 460 artistas de 53 países.

Esta edição teve como outros temas principais as autoridades políticas – em caricaturas e charges – o drama dos refugiados, a justiça nacional, a tecnologia e as redes sociais.

Nesta mostra, uma parceria entre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba/Brasil e PortoCartoon/Portugal, poderá ver ainda os trabalhos premiados na edição.

Venha apreciar esta arte a partir do dia 21 de maio! Até já!