Paulo Ramunni: a minha paixão nasce da simplicidade das coisas

Estivemos à conversa com o grande vencedor da 5.ª edição do VIArtes – o concurso de arte pública que o ViaCatarina promove – Paulo Ramunni.

Designer e escultor, Paulo Ramunni tem peças expostas pelo mundo. O MoMA (Museum of Modern Art) de Nova Iorque é um dos conceituados museus por onde já passaram as suas obras.

Mas para ver os seus melhores trabalhos, não precisa ir tão longe. Paulo Ramunni foi o vencedor do concurso de arte pública VIArtes e, em breve, o seu projeto “O Caminho Menos Percorrido” irá vestir a fachada do nosso Centro. É já em abril e nós estamos ansiosos.

Para o conhecer um pouco melhor, leia aqui a entrevista que fizemos ao artista.

Começou como designer de moda e, mais tarde, arriscou no design de equipamentos e exteriores. Ou seja, a palavra design é indissociável da sua vida. Quando se apaixonou por esta arte?

Não sei exatamente em que parte da minha vida isso se manifestou de forma mais evidente. Mas o design não é a minha paixão (eu apaixono-me por outro tipo de coisas), mas a forma como me expresso através do design, nasce da paixão que eu tenho por tantas outras coisas que são, normalmente, coisas muito simples. Simples, mas com grande design, de si próprias. Como tudo o que, para mim, é bom na vida. São, precisamente, essas coisas que me atraem…É por esse “design” que eu sou apaixonado.

Quais foram os primeiros passos nesta aventura?

Desde que me lembro, sempre rabisquei coisas, sempre desenhei, sempre esculpi, sempre escrevi. Mas, antes, para que isso acontecesse, sempre contemplei, sempre olhei, ouvi, toquei, saboreei… e continuo a fazê-lo. A seguir é que vem a outra fase (“first things first”), a de querer deitar para fora, expressar, acho que até a melhor palavra para o definir é: derramar. Encho-me do que me impressiona e, depois, começa a transbordar, a extravasar, das formas mais variadas e através dos meios mais diversos. Por onde fui passando, sempre deixei coisas feitas por mim e as pessoas, entretanto, foram-me pedindo mais coisas.

%