Cuidados alimentares para começar bem 2020

Quer começar o ano novo a desintoxicar o organismo? Fomos pedir dicas simples e práticas ao Celeiro. Conheça-as aqui!

Passadas as celebrações da época do final de ano e depois dos excessos cometidos, é altura de retomar os cuidados alimentares que por estes dias ficaram arrumados no sapatinho. Em visita ao Celeiro do nosso Centro, encontrámos algumas dicas para começar 2020 em grande e em forma.

 

Desintoxicar o organismo

Poderá começar por desintoxicar o organismo dos excessos da época e dos acumulados ao longo do ano. O fígado, a vesícula e os rins são alguns dos órgãos envolvidos no processo de eliminação das toxinas do organismo que podem prejudicar o processo digestivo e a gestão do peso. Por este motivo, existem algumas plantas e superalimentos que, combinados com outros cuidados alimentares, podem ajudar a preparar o organismo para o regresso à vida saudável.

  • Cardo-mariano (Silybum marianum)

Suporta a saúde hepática, promove a digestão e é útil para manter a função fisiológica de purificação.

  • Dente-de-Leão (Taraxacum officinale)

Ajuda a melhorar o funcionamento do estômago e do fígado.

  • Alcachofra (Cynara scolymus)

Mantém a saúde hepática e contribui para o conforto intestinal. Pode ainda ajudar a reduzir níveis de gordura no sangue e promover a perda de peso.

  • Bétula (Betula pendula)

Apoia a digestão e promove os processos de desintoxicação do organismo.

  • Spirulina

Reduz a sensação de fome, para além de ser rica em proteína vegetal.

  • Clorela

Contribui para a purificação do organismo e melhora os processos de digestão e saúde do fígado.

 

Alguns cuidados alimentares 

  • Beba mais água, chás ou infusões

Para facilitar o trabalho dos rins ao filtrarem sangue de substâncias menos desejáveis. Beba pelo menos oito a dez copos de água por dia, intercalados com um a dois de chá ou infusões de plantas.

  • Consuma mais fibra

Uma vez que aumenta a saciedade e acelera o tempo de trânsito intestinal, contribuindo para as funções de eliminação do organismo. Inclua alimentos como cereais integrais, sementes, oleaginosas, fruta, leguminosas e vegetais.

  • Limite a entrada de substâncias tóxicas no organismo

Durante esta fase é muito importante evitar álcool, café, tabaco, açúcares refinados e gorduras saturadas de modo a favorecer o processo de desintoxicação. Se possível, opte ainda por alimentos provenientes de agricultura biológica (na qual não são utilizados adubos, fertilizantes ou pesticidas químicos) e minimize também a utilização em casa de produtos químicos, tentando substituí-los por alternativas mais ecológicas. 

 

Estilo de vida saudável o ano todo

Muitos dos cuidados alimentares sugeridos podem ser seguidos o resto do ano. Ainda assim, uma dieta saudável deve ser equilibrada e tão diversificada tanto quanto possível para assegurar que todos os nutrientes que o organismo necessita são ingeridos.

  • Faça várias refeições ao longo do dia

Evite estar muitas horas sem comer e opte por comer sempre mais na primeira parte do dia e menos na segunda, para conseguir gastar a energia consumida e evitar a acumulação de gordura.

  • Escolha alimentos naturais

Ponha de parte tudo o que é industrializado e que não nasça espontaneamente na natureza.

  • Reduza o consumo de carne

Deste modo contribui não só para reduzir o impacto ambiental como também para a ingestão de menos colesterol e de gorduras saturadas. Boas opções de substituição são as leguminosas, o tofu, o tempeh e o seitan.

  • Prefira boas fontes de gordura

Privilegie o azeite extra virgem, o abacate, os frutos oleaginosos, as sementes de linhaça ou o salmão.

  • Frutas e vegetais na porção ideal

Para manter uma boa ingestão de fibra, água, vitaminas e minerais consuma uma a duas porções de fruta fresca e duas a três porções de vegetais por dia.

  • Seja fisicamente ativo

Seja pela prática regular de atividade física ou pelas caminhadas do final de dia, procure acumular um total de 150 minutos de exercício físico por semana para manter a saúde do seu coração e ajudar à manutenção de um peso saudável.

 

Quer começar já hoje? Nada como um batido verde para primeiro passo! Siga a receita abaixo.


 

Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço