Ano Novo: 5 ideias para uma passagem de ano em casa

Festeje 2021 com todo o conforto e segurança, em sua casa, com as nossas sugestões.

Este ano, devido à Covid-19 e às restrições impostas, as festas de réveillon terão que ser, forçosamente, diferentes. Sem a possibilidade de festejar a entrada em 2021, por exemplo, a ver o fogo-de-artifício na Avenida dos Aliados ou a dançar numa discoteca, resta-nos adaptar as celebrações e levar a festa de ano novo para dentro de casa. Mas isso não significa que não possa ser igualmente divertida!

Se ainda não pensou no que fazer para animar a passagem de ano, deixamos-lhe algumas sugestões e uma galeria de produtos, que pode encontrar no nosso Centro, para se inspirar:

1 – Mesa tradicional portuguesa

Qualquer festa de passagem de ano começa com um jantar na noite de 31 de dezembro. E a ementa não difere muito da da noite de Natal: dependendo das famílias, pode optar pelo típico bacalhau com todos, que é o mais tradicional, ou então pelo polvo, que também já faz parte da tradição em muitas casas. Para sobremesa não podem faltar, claro, os doces habituais da época: aletria, rabanadas, filhós, pão-de-ló ou bolo-rei são apenas alguns.

2 – Ano novo, roupa nova

Uma das tradições – ou superstições, como lhe preferir chamar – de ano novo dos portugueses é vestir uma peça de roupa nova na passagem de ano. Se quiser aderir e vestir-se a rigor para entrar em 2021, opte pelos brilhos: não há nada que diga festa como uma boa dose de glitter!

3 – Não se esqueça da lingerie

Esta é uma das tradições de réveillon mais famosas em Portugal: começar o novo ano com uma peça de lingerie da cor daquilo que se quer atrair. Não sabe que cor escolher? Damos-lhe alguns exemplos: azul, que é a cor mais típica, representa bem-estar e saúde; amarelo é ideal para quem quer atrair riqueza e sucesso; vermelho significa amor e romance; branco, se quiser paz, harmonia e felicidade; ou verde para quem procura natureza, vida e bem-estar geral.

4 – Tudo acontece à meia-noite

Os portugueses são conhecidos por terem uma variedade enorme de superstições de ano novo. E, quer acreditemos nelas ou não, a verdade é que todos nós acabamos sempre por cumprir uma ou duas. O pior é que devem ser todas feitas durante as 12 badaladas, por isso, aconselhamo-lo a escolher apenas algumas de entre a lista que lhe apresentamos de seguida:

  • Comer as 12 uvas passas e pedir um desejo por cada uma;
  • Saltar de uma cadeira com dinheiro na mão, no bolso ou no sapato;
  • Fazer barulho com testos de panelas ou apitos para afastar o azar;
  • Saltar ou entrar nalguma divisão com o pé direito;

5 – Diversão pela noite fora

O facto de não poder sair na passagem de ano, não significa que não possa ter um réveillon de arromba. Só precisa de alguma imaginação: pode, por exemplo, arranjar uma coluna e fazer uma mini-discoteca em casa, dançando ao ritmo das suas músicas preferidas; ou, quem sabe, divertir-se numa sessão de karaoke. Para os que preferem atividades mais calmas, um bom jogo de tabuleiro com a família é sempre uma ótima opção.

*Os produtos aqui apresentados não dispensam a consulta de preços e disponibilidade no nosso Centro.

Tudo o que precisa num único espaço