Aiaimatilde, uma verdadeira empreendedora
Formada em Design de Comunicação, Matilde Martins criou uma boneca na disciplina de ilustração, que batizou de Matilde, longe de imaginar que esta viria a ser, mais tarde, a sua grande companheira de negócio. E o começo deu-se de forma tímida: “Comecei por fazer produtos com base nesta personagem e a vendê-los no meu blogue. Mas as pessoas gostaram e decidi criar uma marca própria.”
A primeira peça da aiaimatilde foram as pregadeiras, mas hoje a marca desdobra-se em joias, artigos de papelaria e têxtil para um público maioritariamente feminino, mas com uma faixa etária alargada: das crianças aos avós. Há também inúmeros produtos personalizáveis e cheios de significado, ideais para oferecer a pessoas especiais em qualquer altura do ano, já que a marca lança novidades com frequência, em vez de se cingir às tradicionais duas coleções por ano.
No início, e durante uma década, todos os negócios da aiaimailde aconteciam em formato online. Um cenário que mudou quando Matilde Martins decidiu candidatar-se ao concurso Rising Store – uma aposta da Sonae Sierra em pessoas e projetos empreendedores.
Apesar do entusiasmo, as dúvidas eram muitas e talvez por isso tenha esperado até ao último dia para arriscar e enviar a sua candidatura. Mas ainda bem que o fez. “Soube do concurso numa visita ao ArrábidaShopping. Vi por lá uns cartazes e inscrevi-me no último dia, mesmo nos últimos minutos. Na altura, achava que não tinha ainda capacidade para passar para um shopping, éramos apenas duas pessoas a trabalhar… Mas, mesmo com alguns medos, acabei por enviar a minha candidatura.”
A ideia destacou-se pela originalidade, aplicabilidade e potencial, acabando por se sagrar um dos projetos vencedores da primeira edição do concurso. Os prémios? Orientação para desenvolver um plano de negócio e ainda uma loja sem custos durante seis meses num shopping da Sonae Sierra.
Deu início ao período de renda gratuita em novembro de 2016, com uma loja no GaiaShopping, e depois de o terminar decidiu manter o espaço, já que a experiência se havia revelado extremamente positiva. Aliás, o sucesso foi tanto que, além de ficar em Gaia, Matilde Martins decidiu abrir um quiosque no Centro Colombo, em Lisboa, que inaugurou em junho deste ano. “Nunca teria ido para o Colombo se não tivesse tido a experiência do GaiaShopping, que correu mesmo muito bem”.
Apesar das dúvidas e receios iniciais, Matilde Martins encontrou na iniciativa Rising Store uma oportunidade única para fazer crescer a sua ideia e o seu negócio. “Muitas coisas mudaram neste ano e meio. Mais pessoas passaram a conhecer a marca, as encomendas aumentaram bastante e de duas pessoas passámos para uma equipa de 11.” Factores que permitiram agilizar a produção e crescer enquanto marca. Afinal, as oportunidades certas, nos momentos certos, são a fórmula para o sucesso: “Esta oportunidade mostrou-me que não é preciso ser uma marca grande para estar num grande shopping. Participar no Rising Store foi um empurrão muito importante.”