4 destinos ecológicos em Portugal para conhecer
Todos nós gostamos de ir de férias, mas muitas vezes não pensamos nas consequências que as nossas viagens podem trazer para o ambiente. Por isso mesmo queremos apresentar-lhe um conceito inspirador para as suas próximas férias: o ecoturismo, mais relaxante, libertador e, ao mesmo tempo, com o selo da sustentabilidade.
Esta forma de fazer férias, também conhecida como turismo de natureza, consiste em explorar o património cultural e natural, incentivando à sua conservação e promovendo a consciência ambiental.
Portugal é rico em destinos de natureza e, para lhe facilitar a vida na hora de escolher o seu próximo local de férias, selecionámos quatro, de norte a sul do país. Há opções para todos os gostos, do campo à praia, por isso veja a nossa lista, escolha o seu destino e aproveite ainda para pôr em prática o slow travel.
São Miguel, Açores
Conhecida como a “ilha verde”, São Miguel é um paraíso, num arquipélago pleno de cenários naturais únicos. Entre as atrações da ilha encontram-se as montanhas, as ribeiras e as famosas lagoas formadas pelas crateras de vulcões extintos, como a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Furnas.
Praticamente todas as atividades turísticas da zona estão, de alguma forma, ligadas à natureza e incluem, por exemplo, a observação de pássaros e cetáceos. Em São Miguel, pode ainda banhar-se nas águas e nas lamas quentes medicinais. O Parque Terra Nostra é ponto de paragem obrigatório: além das águas, tem ainda um jardim botânico com uma das maiores coleções de camélias do mundo. No Vale das Furnas encontra o tradicional Cozido das Furnas, que demora cerca de seis horas a ficar pronto. E acredite que vale a pena esperar!
Dornes, Santarém
Situada em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, a vila de Dornes é uma autêntica pérola por descobrir no centro de Portugal. Apelidada de “segredo do Zêzere”, esta localidade é tão antiga que se pensa ter nascido antes mesmo da fundação do país.
Em tempos, foi um ponto estratégico militar e esteve ligada à história da Ordem dos Templários, podendo-se encontrar ainda alguns vestígios dessa época, como a Torre de Dornes. As tradições e os costumes antigos ainda vigoram na vila, onde a natureza e a história respiram em harmonia.
Vilarinho de Negrões, Vila Real
Viajamos agora para o norte do país e vamos até à pequena aldeia de Vilarinho de Negrões, em Montalegre. Considerada uma das mais belas de Portugal, a aldeia preserva ainda grande parte das suas tradicionais casas em granito sendo, por isso, bastante pitoresca.
Perfeita para o avistamento de aves, Vilarinho de Negrões é um verdadeiro paraíso perdido no tempo. A calma e o sossego reinam, tornando a aldeia no local ideal para relaxar e passear pela natureza durante alguns dias.
Odeceixe
Conhecida, em tempos, como “a aldeia entre o mar e a serra”, a vila de Odeceixe pertence ao município de Aljezur, ainda na Costa Vicentina.
Considerada uma das sete Maravilhas de Portugal, a praia de Odeceixe é, sem dúvida, o ex-libris da região, onde se podem observar aves únicas como o falcão-peregrino, a gralha-de-bico-vermelho ou a cegonha branca.
Além de ser uma zona balnear de excelência, Odeceixe tem também zonas de natureza inigualável, estando inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A agricultura é a atividade predominante e na vila todas as atividades estão em sintonia com a natureza, havendo vários alojamentos eco sustentáveis onde pode ficar.